Mesas redondas
TÍTULO:
Realidades e Desafios da Formação em Avaliação Psicológica no Espaço Iberoamericano
IDIOMAS:
Español / Português
PARTICIPANTES:
MODERADOR:
Fernando Jiménez Gómez, Universidad de Salamanca; Departamento de Personalidad, Evaluación y Tratamiento Psicológicos, ESPAÑA
PAINEL:
Guadalupe Sánchez-Crespo, Universidad de Salamanca: Facultad de Psicología; Departamento de Personalidad, Evaluación y Tratamiento Psicológicos, ESPAÑA
Marcela Rodriguez-Cancino, Universidad de La Frontera: Departamento de Psicologia, CHILE
Rui Campos, Universidade de Évora: Departamento de Psicologia, Escola de Ciências Sociais, PORTUGAL
Sónia Regina Pasian, Universidade de S. Paulo: Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, BRASIL
RESUMO/ORGANIZAÇÃO:
Após a apresentação sumária do Tema, dos Objetivos e do Funcionamento da Mesa Redonda, bem como dos seus participantes, a partilha/discussão será organizada em torno dos seguintes tópicos:
- Identificar/descrever/caracterizar as ênfases da Formação em Psicometria e em Avaliação Psicológica em cada país: destinatários, nível da formação (fundamental, avançada, pós-graduada?), objetivos, competências a desenvolver, conteúdos programáticos dos cursos, metodologias, práticas, instrumentos, questões deontológicas, etc.;
- Identificar/descrever as dificuldades e/ou os desafios colocados pela Formação de psicólogos nesta área, em cada país, e as formas como se procura responder a eles;
- Analisar/discutir o impacto das novas tecnologias e da globalização na Avaliação Psicológica e os desafios e necessidades que implicam para a Formação nessa área;
- Analisar/discutir denominadores comuns a vários países e as especificidades relativas a cada contexto, em função da realidade das práticas da Avaliação Psicológica em cada país;
- Identificar/antecipar desafios futuros à Formação em Psicometria e Avaliação Psicológica, em função da evolução nos planos teórico (construtos psicológicos, modelos de avaliação, etc.), metodológico (modelos de medida, instrumentos de medida, técnicas de análise psicométrica, etc.) e das aplicações (contextos de aplicação e propósitos/finalidades da avaliação).
Resumo pelo Moderador.
TÍTULO:
Sistemas de Acreditação de Provas e Testes Psicológicos no Espaço Iberoamericano
IDIOMAS:
Español / Português
PARTICIPANTES:
MODERADOR:
Rui Bártolo Ribeiro, ISPA – Instituto Universitário: Centro de Avaliação Psicológica, PORTUGAL
PAINEL:
Ana Hernández Baeza, Universidad de Valencia, Comisión de Tests del Colegio Oficial de Psicólogos, ESPANHA
Andrés Concha Salgado, Universidad de La Frontera, CHILE
Aura Nidia Herrera Rojas, Universidad Nacional de Colombia, COLOMBIA
Daniela Sacramento Zanini, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, BRASIL
RESUMO:
A criação e implementação de um qualquer sistema de avaliação da qualidade de instrumentos de medida psicológica levanta importantes questões. Nesta mesa sobre a Acreditação de Provas e Testes Psicológicos teremos a oportunidade de conhecer as semelhanças e diferenças dos indicadores e critérios escolhidos para a validação dos instrumentos de avaliação face à realidade de cada país. Será discutida a importância deste tipo de serviço a nível nacional para se alcançar uma avaliação psicológica mais rigorosa e eticamente mais sustentada.
Entre outros tópicos, serão abordados os principais desafios e limitações na estruturação do processo de acreditação dos testes psicológicos; qual a aceitação por parte dos psicólogos na sua prática profissional, o carácter dinâmico destes processos que solicita a atualização e adequação a novas realidades (e.g., utilização de plataformas tecnológicas, avaliação à distância).
ORGANIZAÇÃO:
Após a apresentação sumária do Tema, dos Objetivos e do Funcionamento da Mesa Redonda, bem como dos seus participantes, a partilha/discussão será organizada em torno dos seguintes tópicos:
- Contextos e fatores que desencadearam a necessidade de um Sistema de Acreditação e as ações implementadas para responder a eles;
- Principais dificuldades e obstáculos à implementação de um Sistema de Acreditação de Provas e Testes Psicológicos, e as soluções/ações empreendidas para os enfrentar;
- Identificação dos principais critérios para a avaliação dos testes: critérios consensuais, referenciais técnicos, exemplos de divergências e de como foram resolvidas;
- Como funciona o sistema para os construtores/editores e para os psicólogos na sua intervenção;
- Como está prevista a evolução do sistema face ao impacto das novas realidades, como testes em computador/ online; testes adaptativos suportados pela TRI, etc.;
- Problemas éticos na utilização de provas: sistemas nacionais de credenciação dos psicólogos para acederem a determinadas provas; controlo da qualificação dos psicólogos para utilização de testes e interpretação dos resultados; formação contínua dos psicólogos…
Comentário/síntese pelo Moderador: principais denominadores comuns aos vários países relativamente ao processo de Sistemas de Acreditação de Provas e Testes Psicológicos no Espaço Iberoamericano.