XI CONGRESSO IBEROAMERICANO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MODELOS, METODOLOGIAS E APLICAÇÕES

4 e 5 de maio de 2023 | Universidade do Algarve | Campus de Gambelas | Faro, Portugal

Mensagem do Presidente da Comissão Organizadora do Congresso

Saúl de Jesus
Presidente da Comissão Organizadora do Congresso

O diagnóstico e a avaliação psicológica constituem um domínio fundamental da Psicologia, tendo vindo a afirmar-se como essencial na investigação e na intervenção psicológica nas diversas áreas de aplicação da Psicologia.

É, assim, um domínio reconhecido como sendo transversal na Psicologia, encontrando-se presente na formação de Psicólogos de qualquer área, a nível internacional.

A Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica foi criada em 1995 e tem tido um papel essencial neste reconhecimento e na promoção da investigação neste domínio, em particular através da “RIDEP – Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación –  e Avaliação Psicológica”, publicação oficial e periódica da Associação, a qual já se encontra indexada no Quartil 2 da Scopus.

Esta Associação tem como finalidade a promoção e o desenvolvimento das áreas de investigação teóricas e aplicadas do Diagnóstico Psicológico e da Avaliação Psicológica, nas suas diferentes conceções técnicas e em diferentes âmbitos de aplicação.

A organização de congressos por esta Associação é outro fator que muito tem contribuído para a partilha e para a consolidação da rede de investigação neste domínio.

Sendo estes congressos organizados desde há mais de 20 anos, em diversas cidades de países da Península Ibérica e da América Latina, constituindo também uma oportunidade de convívio por parte da comunidade científica, em 2023 o 11º Congresso da AIDAP/AIDEP será organizado na Universidade do Algarve, situada em Faro (Portugal).

A Universidade do Algarve é das universidades portuguesas com maiores índices de internacionalização e tem muita experiência na organização de congressos, beneficiando da região em que se encontra, o Algarve.

Algarve é considerada uma das principais regiões turísticas da Europa e Faro, onde se situa a Universidade do Algarve, é a cidade capital do Algarve, com uma elevada dinâmica cultural, possuindo um aeroporto, uma bela praia e uma boa oferta de restaurantes e de espaços de lazer.

Após um período de pandemia, decorrente da Covid-19, em que não foi possível a realização de congressos de forma presencial, iremos realizar este 11º Congresso da AIDAP/AIDEP em formato híbrido, podendo a participação ocorrer de forma presencial ou de forma remota.

Acreditamos que estão reunidas as condições para que todos os participantes passem uns excelentes dias em Faro ou que, caso isso não seja possível, participem de forma remota, e que este Congresso seja recordado como uma boa experiência, contribuindo para aumentar a cooperação entre os colegas de vários países de língua portuguesa e espanhola neste domínio do diagnóstico e da avaliação psicológica.

Um abraço e até maio de 2023!

es_ESES