XI CONGRESSO IBEROAMERICANO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MODELOS, METODOLOGIAS E APLICAÇÕES

4 e 5 de maio de 2023 | Universidade do Algarve | Campus de Gambelas | Faro, Portugal

Mensagem da Presidente da Direção da AIDEP/AIDAP

Rosa F. Novo
Presidente da Direção da AIDEP/AIDAP

A Avaliação Psicológica é um domínio que, partindo da integração de conhecimentos da ciência psicológica sobre o comportamento humano e o funcionamento mental, procura desenvolver modelos e técnicas capazes de responder aos desafios que a realidade das pessoas, grupos ou instituições colocam. Dado o carácter transversal da avaliação psicológica na Psicologia de hoje, este domínio tem conhecido um notável desenvolvimento, diversificado nos planos conceptual, metodológico e técnico, com postulados teóricos, constructos e contributos empíricos contextualizados em áreas especializadas de aplicação.

A atenção a este domínio científico, e à sua importância na formação de Psicólogos de diferentes áreas de investigação e intervenção, levou a AIDEP, fundada há quase três décadas, a assumir como missão a promoção do desenvolvimento e da difusão da investigação em torno da avaliação psicológica nas suas diferentes conceções e vertentes aplicadas, sobretudo no espaço das línguas espanhola e portuguesa. Este projeto tem-se materializando através da Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica (RIDEP) – a qual tem dado corpo à vasta e crescente produção científica realizada neste âmbito disciplinar – e dos Congressos regularmente realizados, os quais se têm constituído como frutíferos espaços de reflexão em torno da Avaliação Psicológica.

Neste contexto, temos a satisfação de anunciar a realização em 2023 do XI Congreso Iberoamericano de Evaluación / XI Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica, subordinado ao tema Avaliação Psicológica: Modelos, Metodologias e Aplicações. Temos a expectativa de que este Congresso, promovido pela AIDAP/AIDEP, seja uma oportunidade de (re)encontro e diálogo entre profissionais e estudantes, interessados em partilhar os seus estudos e projetos nas diferentes áreas de investigação e intervenção psicológica em que a Avaliação Psicológica é requerida.

Os Colegas Saúl Neves de Jesus e Maria João Afonso, Presidentes das Comissões Organizadora e Científica, respetivamente, estão vivamente empenhados na preparação deste XI Congresso e a Universidade do Algarve, reconhecida pelo seu dinamismo e excelência científica, acolher-nos-á, como anfitriã, nos dias 4 e 5 de maio de 2023, em Faro (Portugal). Esperamos por vós.

es_ESES